EDUCAÇÃO – Prefeitura investe no transporte escolar para alunos da rede

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=2781]

Para proporcionar mais acessibilidade e conforto aos 70 mil alunos da rede municipal, a Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) investiu mais de R$ 5 milhões desde 2013, com a aquisição de transporte escolar. Antes, haviam apenas dois ônibus atendendo todas as escolas municipais, hoje os alunos são beneficiados com uma frota de 48 ônibus.

De acordo com Fernando Queiroz, diretor administrativo da Semec, a atual gestão vem se empenhando na aquisição de transporte escolar para que as crianças tenham mais acesso a educação. “E além da compra de veículos, também investimos em suas manutenções, que somam um gasto de cerca de um milhão por ano. Por meio desse investimento, buscamos atender as necessidades de todas as escolas da rede, sejam por terra ou rios”, relatou o diretor.

 

Leia também: Transporte escolar garante direito à educação de estudantes das ilhas.

 

Frota – Além do transporte terrestre, há também a disponibilização de 19 barcos – alugados pela Semec – e quatro lanchas próprias da secretaria para atender os alunos das ilhas, que no total possuem sete unidades escolares, atendendo aproximadamente 750 crianças que necessitam da embarcação para ter acesso à educação. O transporte escolar se faz necessário principalmente às comunidades carentes, que possuem dificuldades de locomoção. No total, 55 escolas fazem parte da rota desses transportes que beneficiam mais de 2.200 alunos da rede de ensino municipal.

“Agora com o transporte escolar nós temos mais segurança para chegar na escola. Também chegamos mais bonitos e limpos”, conta sorridente Stefany Cruz, de 8 anos, aluna do 3º ano da Escola Municipal Santana do Aurá. “Venho no ar condicionado e com mais conforto. O motorista é muito legal e a tia Nete, nossa monitora, é muito animada”, completa.

“O transporte escolar tem o dever de garantir um melhor acesso do aluno à escola. Toda criança tem direito a educação, no entanto, para que esse direito seja assegurado, dependemos de vários fatores e o transporte escolar é um deles. Aqui na escola Santana do Aurá, nós temos 183 alunos, destes, 115 dependem do transporte escolar para terem acesso ao ensino. Nós temos um ônibus confortável, que transporta nossas crianças com segurança, vindas das mais diversas comunidades aqui na área remanescente do Lixão do Aurá”, explicou a diretora da escola, Maria Perpetuo Socorro.

Os ônibus possuem a capacidade de transportar cerca de 30 a 40 crianças e são todos equipados com estruturas de acessibilidade. Os barcos escolares também possuem capacidade de 30 a 60 crianças, equipados com coletes salva-vidas e passam por todas as normas da Marinha quanto pelas Normas da Autoridade Marítima. E para distração das crianças, os barcos também possuem jogos e livros pedagógicos para leitura livre.

Texto:

Carla Fischer

Veja também