[metaslider id=2720]
A poucos dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Prefeitura de Belém, por meio do Cursinho Pré-Vestibular Municipal, realizará nos dias 1° e 8 de novembro o tradicional Aulão, que destaca pontos importantes das provas a partir de resolução de exercícios, e nos dias 2 e 9 de novembro o Plantão Tira Dúvidas, para os alunos.
“O Aulão vai começar às 7h com um café da manhã para os alunos, depois eles assistirão aulas com diversos professores. Vamos oferecer almoço para que o aluno continue conosco até 19h. Tudo isso para que ele possa relaxar e se sentir seguro para fazer a prova”, explica o coordenador geral do cursinho, Luís Carlos Oliveira, sobre a programação que vai receber 520 alunos.
Pensando nos demais candidatos que não fazem parte do cursinho, a Prefeitura de Belém lança a série “Pré-Vestibular Municipal de Belém no Enem 2019″, em que professores municipais vão dar as últimas dicas. Serão seis vídeos até a véspera da prova que vão ser publicados a partir de quarta-feira, 30, pelas plataformas digitais da Prefeitura.
Redação – Para a prova do dia 3 de novembro de Redação, Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, a coordenadora de Linguagens do cursinho, Sueanne Freitas, professora de Redação, adianta algumas dicas sobre a prova que tem um peso maior na avaliação.
“Não adianta mais produzir um texto por dia. É preciso administrar o tempo e fazer os ajustes necessários observando quais as competências que o aluno precisa melhorar. E no dia da prova saber construir o projeto de texto, organizando as ideias a partir de repertório sociocultural relacionando com a temática”, explica a professora responsável pelo projeto Pró 1000, que oferece aulas de Direito Constitucional, Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa, Artes, Tecnologia da Informação, Educação Física a serem aplicadas à redação.
Matemática – Para a prova do dia 10 de novembro, de Matemática e Ciências da Natureza, a professora de matemática Cláudia Galvão dá algumas dicas para a prova que é a segunda mais trabalhosa da avaliação.
“A orientação é evitar o excesso de cálculo. Agora, é hora de rever análise de gráficos e tabelas, razão, média, percentagem, regras de três, raciocínio lógico e questões com textos, porque são as que mais caem na prova. O candidato tem que saber interpretar tabelas e gráficos, ler com muita atenção”, explica a professora, que faz parte do projeto Pró Mais, que reforça a matemática básica para os alunos.
Como orientação geral, as professoras lembram que é importante visitar o local de prova com antecedência, dormir cedo e se alimentar bem para que o aluno se sinta confortável para fazer a prova.
Alunos – São mais de 1.200 alunos oriundos de escolas públicas ou bolsistas integrais que buscam alcançar o sonho de cursar uma universidade. Cada um enfrentando as adversidades da vida, como Natália Pereira de Oliveira Botelho, de 32 anos, moradora do Condor, que vem tentando há três anos passar no curso de medicina e não desiste.
“Já fiz cursinho particular quando podia pagar, mas não era tão aprofundado como aqui. Este ano, me inscrevi no cursinho municipal e consegui uma vaga na turma específica de medicina. Os professores são bem preparados, com doutorados, e são incríveis. Percebi uma evolução na minha redação. Estou aqui na luta”, relata Natália, mãe de uma menina de 1 ano, desempregada, que mesmo tendo sofrido um acidente de carro não parou de ir às aulas.
A marajoara Larissa Conceição, de 23 anos, de Soure, mudou-se para Belém para estudar para medicina, sonho de infância. Ela também ressalta que o cursinho aprofunda bem os conteúdos. “Esse ano estou bem tranquila, tanto no conteúdo quanto no emocional, porque me sinto preparada para fazer a prova. Antes fazia 750 pontos na redação e agora chego aos 960 pontos”, comenta Larissa, que quando criança ia para o hospital onde sua mãe trabalhava em serviços gerais e se apaixonou pela profissão. Ela pretende se especializar em neurocirurgia pediátrica.
Cursinho – Criado em 2015, o cursinho sempre registrou aprovações nos primeiros lugares de várias universidades do país. E para 2019 a expectativa é de mais de 55% de aprovação. A festa dos calouros será realizada junto com a divulgação do listão da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para o Enem 2020, o cursinho começará a inscrever em janeiro.