[metaslider id=1004]
Em alusão ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria municipal de Educação (Semec), realizou nesta terça-feira, 22, uma edição especial do projeto “Turismo na Escola”, com 50 crianças da rede municipal de ensino infantil, que participaram de uma aula prática com visitas em pontos turísticos de Belém.
“Geralmente, o projeto Turismo na Escola só leva crianças do ensino fundamental para o passeio. Mas nesta edição especial fizemos questão de incluir a participação das crianças do 1º ano da escola Municipal de Educação Infantil Direito de Ser Criança, do bairro do Guamá. Esse aprendizado é fundamental e muito importante para a educação das crianças, que passam conhecer Belém desde pequenininho”, explicou Ângela Amaral, diretora da escola.
Programação – A primeira parada foi realizada na Casa da Mineração, no bairro de Nazaré, onde as crianças também receberam um kit lanche. Depois de conhecerem a origem dos minérios do subsolo do estado do Pará, os alunos seguiram para o Mangal das Graças, no bairro da Cidade Velha, onde aprenderam um pouco sobre a evolução dos meios de transporte de navegação na Amazônia, no Museu da Navegação, e puderam entrar em contato com a natureza e animais do local.
“Estou achando esse passeio muito bacana. Já havia vindo uma vez aqui com a minha avó. Mas hoje pude aprender muito mais sobre as riquezas da terra, que são nossos minérios. Não sabia que tinha tanta coisa debaixo da terra”, disse o aluno Enzo de Araújo, de 7 anos.
Projeto – O Projeto “Turismo na Escola” é realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Semec, em parceria com Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral). O intuito é reunir estudantes da rede municipal, quinzenalmente, com o objetivo de unir a educação, cultura e turismo, para que os estudantes descubram, entendam e passem a cuidar melhor de Belém.
Crianças Warao – Ainda em comemoração ao Dia das Crianças, também foi realizada nesta terça-feira, uma festa alusiva nos três abrigos da cidade – Abrigo Estadual Domingos Zahluth, Abrigo Provisório da João Paulo II e na Casa de Autogestão Monitorada do Município, que, atualmente, atendem a aproximadamente 80 crianças refugiadas migrantes da etnia Warao. Na programação, as crianças cantaram suas músicas de origem, participaram de brincadeiras, receberam brindes e tiveram um lanche diferenciado com bolo e frutas.
“Estamos comemorando aqui o Mês da Criança. E toda criança precisa ser tratada com amor e respeito, com seus direitos de sonhar e viver o seu lado infantil. Por isso, hoje, o dia foi muito colorido, com muitas risadas e brincadeiras”, disse Regeane Esteves, coordenadora municipal da Educação Indígena da Semec.
Texto: