[metaslider id=2080]
Alunos da escola municipal Palmira Lins de Carvalho, localizada no bairro da Marambaia, receberam na tarde desta sexta-feira, 30, a visita do projeto Brasil de Tuhu, em forma de um Concerto Didático, que, de forma lúdica, repassou noções básicas de elementos da música clássica brasileira aos mais de 350 estudantes presentes.
O objetivo do projeto, oriundo do estado do Rio de Janeiro, é o de promover a educação musical entre as crianças. Antes da apresentação, foi realizada uma oficina para os professores da escola para mostrar como é possível trabalhar a música clássica com os alunos, a partir das referências regionais.
“Nós já tivemos um projeto musical chamado Samaúma. A oficina nos ajudou a retomar a educação musical com o novo projeto Música na Escola, que, ainda neste ano, vai ministrar oficinas de musicalização, flauta doce e banda de fanfarra”, contou a diretora Carine Coelho sobre a parceria que começou desde 2017. “Agora, vamos trabalhar em parceria com a biblioteca, a professora de arte e o professor de música”, concluiu Carine.
Projeto Tuhu – Este ano, o projeto Tuhu comemora 10 anos, inspirado no apelido de infância de um dos grandes músicos do Brasil, o maestro Heitor Villa-Lobos, que nos anos 30, percorreu o Brasil, documentando cantigas populares. Tuhu é uma referência ao barulho das locomotivas que o maestro tanto amava, quando criança.
Carla Rincón, mentora do projeto, reforça que a infância é a melhor fase para trabalhar tudo, inclusive a educação musical. “Eu acho fundamental para que um País tenha uma identidade é começar a educação musical, trabalhando com a própria musicalidade regional, desde criança. Visitarmos as escolas aumenta muito a autoestima da criança, porque é diferente de as levarmos ao teatro. Além disso, quando chegamos com os instrumentos que eles não conhecem, tocando a música da região deles, é uma alegria instantânea. É um grande descobrimento para eles, para o ouvido, para alma, para espiritualidade e a brasilidade”, destacou Carla Rincón, mentora do projeto.
Concerto – Durante o concerto, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, por meio de Tia Fifi e o sobrinho dela, Tuhu, algumas composições de Villa-Lobos, aprendendo a reconhecer os instrumentos que compõem um quarteto de cordas, noções de ritmo, melodia e harmonia.
Sérgio Gama, de 9 anos, estudante do 4º ano, estava radiante com as descobertas musicais. “O boneco Tuhu me ensinou como a música fica rápida e depois, lenta. Eu aprendi muitas coisas, como melodia e harmonia. Gostei muito do violoncelo”, contou o menino, empolgado para as aulas de música da escola.
Adriana Machado, de 12 anos, estudante do 7º ano, apesar de tímida, estava atenta ao concerto. “Quando pequena, eu participava de algumas atividades de música na escola, mas aqui tive oportunidade de aprender coisas novas. Ainda tenho algumas dúvidas, mas agora sei que tem muita coisa pra aprender”, comentou a estudante.
Homenagem – Após o concerto, os alunos homenagearam a aniversariante do dia, Carla Rincon, mentora do projeto, com a apresentação do musical “Belém do Popopô”, que é a história de Zé do Açaí, um vendedor que mostra algumas características da região amazônica. Para está apresentação, o musical promoveu um encontro com o Zé do Açaí e o Tuhu.
Ao final, foi distribuído um kit musical para os alunos e divulgado o site http://brasildetuhu.com.br/ que disponibiliza outros materiais.
Desde 2009, o projeto já visitou mais de 200 escolas públicas, em 40 cidades e 13 estados com a missão de ampliar e fortalecer a educação musical em todo o Brasil.
No próximo domingo, dia 1º de setembro, o projeto Brasil de Tuhu apresentará esse Concerto Didático novamente, no Theatro da Paz, às 17 horas, com ingressos a R$ 1,00.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.