FEIRA DO LIVRO – Crianças venezuelanas da etnia indígena Warao participam de programação especial

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=2038]

Um coral de doze crianças venezuelanas, da etnia Warao, que estão abrigadas em Belém, contagiou o público que passava pelo estande da Prefeitura de Belém durante esta sexta-feira, 30, na programação da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Na programação do espaço montado pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), as crianças cantaram as músicas do “Canto a Mãe Terra” e o “Canto da Tribo Warao”.

Dezenas de pessoas que passavam pelo espaço, pararam para assistir a apresentação e acompanhar a programação. A contadora de histórias, Izabela Criastian, conquistou a atenção dos pequenos com histórias contadas em espanhol. Sentados em roda, todos ficaram atentos à leitura. “Vim contar um pouco sobre a nossa literatura brasileira por meio do livro “Menina bonita do laço de fita”, com uma versão em espanhol de uma autora venezuelana”, disse.

Além das crianças, os adultos também participaram da tarde de programação, com oficina de dobradura e exposição do artesanato de cestaria.

Feira – Durante o dia, além da participação dos Warao, a programação do estande também contou com o lançamento do livro “A Menina Kikuiu” da Escola Municipal Helder Fialho, de Outeiro, com contação de histórias da Unidade Educacional 1º de Dezembro, do Marco, e a exposição “Reescrevendo Rui Barata”, na Arena Walcyr Monteiro.

O espaço da Prefeitura de Belém conta, ainda, com uma decoração regional com tucanos, arara azul, jacaré e cobras gigantes. Aluna da Escola Municipal de Ciro Pimenta, do distrito de Icoaraci, Agatha Kellen da Silva, de 10 anos, adorou o passeio. “É o segundo ano que visito a Feira do Livro. Gosto muito de ler e ver os livros de fantasia”, disse encantada a menina.

Assistência – A Prefeitura de Belém vem desenvolvendo um extenso trabalho educacional aos refugiados Warao, por meio do Núcleo de Atendimento Educacional Escolar da Semec, no Abrigo Estadual Domingos Zahluth, e na Casa de Autogestão Monitorada do município, que hoje atende aproximadamente 70 crianças de seis meses a 10 anos, da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

As aulas são traçadas por meio de metodologias da pedagogia de emergência, iniciada pelas cores, objetos, animais, números e alfabeto, visando à alfabetização na língua portuguesa de modo que oportunize a ampliação dos conhecimentos necessários à participação social.

A programação do estande da Semec segue até o próximo domingo, 1º, na Feira do Livro. A programação é gratuita.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

 

Texto:

Carla Fischer

Veja também