MUTIRÃO – Prefeitura no Bairro faz mais de 10 mil atendimentos no bairro da Cremação

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=1780]

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Municipal de Gestão e Planejamento (Segep), encerrou na manhã desta sexta-feira, 28, a 13ª edição do programa Prefeitura no Bairro. O bairro atendido foi a Cremação e as ações foram concentradas no Centro Social da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, conhecido como Centrão.

O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Belém e conta com participação de todos os órgãos e secretarias municipais, levando um mutirão de serviços gratuitos à comunidade. São mais de 50 serviços disponibilizados durante três dias de ação. Desde a criação do programa já foram atendidas mais de 123 mil pessoas em 12 bairros de Belém.

Além da força-tarefa dos órgãos e secretarias nos três dias, a Prefeitura dedica a manhã de abertura das atividades ao alinhamento de demandas direcionadas às secretarias responsáveis, momento em que são estudadas as melhores e mais ágeis soluções para atender a população.

O Prefeitura no Bairro disponibilizou na Cremação diversos serviços, como os da área da saúde, emissão de passe livre estudantil e sênior, agendamento para emissão da carteira de trabalho, capacitação profissional, orientações nutricionais, inscrição no programa Viver Belém – Minha Casa, Minha Vida, orientações de regularização fundiária, alistamento militar e emissão da segunda via do certificado de reservista, atendimento para vacinação e castração de animais domésticos.

Encerramento – Diferentemente das edições anteriores, na Cremação o dia mais intenso de atividades foi o último. Nazaré Costa, titular da Segep, se surpreendeu: “Normalmente o segundo dia de atividades é o de mais movimento, pois as pessoas já passam para frente a informação da ação realizada pela Prefeitura, mas dessa vez fomos surpreendidos com a quantidade de pessoas que nos procuraram hoje (nesta sexta-feira)”.

“Registramos mais de 200 atendimentos para o Cadastro Único e o cadastro de baixa renda na Celpa, mais de 300 atendimento na Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém), 300 atendimentos no estande do Portal do Trabalhador, aproximadamente 2 mil cadastros no programa Viver Belém – Minha Casa, Minha Vida e, mais uma vez, os serviços da área da saúde forma os mais procurados, contabilizando mais de 2 mil atendimentos divididos entre consultas, exames e vacinações humanas e animais”, disse Nazaré.

De acordo com a secretária, durante os três dias foram realizados cerca de 10 mil atendimentos. “Foram três dias muito produtivos, nos quais contamos com toda a nossa equipe para organizar os três dias para a população. Nesta edição nós trouxemos algumas novidades, dentre elas a disponibilização de um trailer da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), onde foram realizados exames de prevenção do câncer de colo uterino, e a participação da equipe do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada nova (Promaben), que disponibilizou serviços de beleza realizados por moradoras da Cremação que fazem parte do processo de remanejamento de áreas, capacitadas por meio do Programa, para inserção no mercado de trabalho”, explicou Nazaré.

Aline Paiva, de 29 anos, é uma das moradoras da Cremação capacitadas pelo Promaben e, durante os dias de atividades do Prefeitura no Bairro, ela colocou em prática todo o conhecimento adquirido no curso de design de sobrancelhas. “Participei do curso na metade de junho já estamos colocando em prática. Fico muito grata de ter essa oportunidade, pois o mercado da beleza tem crescido muito, principalmente neste ramo das sobrancelhas, o que nos dá a oportunidade de voltar para o mercado de trabalho”, falou.

Mais atividades – A Secretaria Municipal de Educação (Semec) esteve presente com as atividades da I Semana Municipal do Livro e do Autor Paraense, organizada pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube). As escolas Nestor Nonato, Rotary e Sílvio Nascimento realizaram apresentações de danças regionais, além da declamação de poesias como “A Chuva”, do escritor Alfredo Garcia. No estande, as crianças se divertiram com contação de histórias e atividades educativas.

A pequena Bárbara Sofia, de 9 anos, aluna da Escola Municipal Silvio Nascimento, estava animada com as atividades desenvolvidas no Prefeitura no Bairro. “Eu gosto muito de dançar, então estou bem feliz de poder me divertir com os meus amigos da escola. Nós também lemos um poema e brincamos bastante com a tia que estava contando histórias”, comentou Bárbara.

“Princesa” – A ação da Prefeitura de Belém atende milhares de pessoas por onde passa, e uma vez ou outra, uma personagem ganha destaque pela irreverência. Foi o caso de Roseli Silveira, moradora do bairro, que brincou chamando o Prefeitura no Bairro de “tesouro”. “Eu já resolvi tantas coisas durantes os três dias que participei. Aproveitei para atualizar a ação jurídica do meu casamento, fazer a atualização do cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e no cadastro de baixa renda na Celpa e lógico que eu não iria ficar de fora dos serviços de beleza. Saí daqui me sentindo uma princesa e eu quero agradecer a todos que me atenderam, pois fui muito bem recebida, eu até me emocionei em um dos atendimentos”, completou Roseli.

A próxima edição do programa Prefeitura no Bairro deverá atender o bairro do Benguí no final do mês de julho.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto: Renan Lobato – COMUS

Veja também