PRAIA E LIVROS – Projeto Biblioteca vai à praia incentiva a leitura em Outeiro

• Atualizado há 5 anos ago

[metaslider id=1768]

Contação de histórias, apresentação teatral, oficinas, exposição de cartazes e encontros culturais marcaram a 3ª edição do “Biblioteca Vai à Praia”, promovido pela Escola Municipal Professor Helder Fialho Dias. Com o tema “Diversidade Cultural, de Caratateua Para o Mundo”, o projeto oriundo da ilha de Caratateua busca incentivar a leitura e promover a divulgação dos trabalhos desenvolvidos pela biblioteca, o evento também teve caráter cultural e popular. A variada programação reuniu na manhã de sexta feira, 28, centenas de pessoas no estacionamento da praia Grande, em Outeiro, distrito de Belém.

“É com muita alegria que promovemos mais uma edição desse lindo projeto, que vem  estimular a leitura, a criatividade, a imaginação, a melhora na escrita, além de outros benefícios”, declarou Nailce Ferreira, professora responsável pela programação. Uma vez por ano alunos, pais e professores da Escola Municipal Professor Helder Fialho Dias saem da unidade escolar, localizada no bairro Brasília, em Outeiro, para ir ao estacionamento da praia Grande.

A pequena Kethlen Morares, de 9 anos, chegou cedo para participar do projeto e contou que em casa é sempre estimulada a ler. “É a primeira vez que eu participo do projeto e minha mãe é uma grande incentivadora da leitura”, comentou.

Já Maria Eduarda, de 10 anos, tem suas preferências mas revela predileção pelas histórias em quadrinhos. “Estamos em um ambiente lindo com muita natureza, e tudo isso aumenta a vontade de ler e compartilhar nossas leituras. Minha grande paixão são os gibis da “Turma da Mônica”, que são engraçados e muito divertidos”.

Com um acervo de mais de 700 títulos, o ônibus biblioteca itinerante do Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (Centur) também esteve no estacionamento da praia levando centenas de livros para promover a leitura, além de enfatizar a importância da preservação dos acervos das bibliotecas.

Atrações – As escolas municipais Professor Pedro Demo e  os anexos da Professor Helder Fialho Dias apresentaram várias performances populares. Os grupos culturais Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro, Boi-bumbá Misterioso do Itaiteua, entre outros, também animaram a programação.

Uma equipe de controle de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) deu apoio ao projeto com ações educativas e teatrais de orientação sobre as formas de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e febre chikungunya. Luiz  Carlos Lima, de 12 anos, gostou do teatro educativo. “Moramos em uma região de muitas matas, ideal para a reprodução dos mosquitos. Precisamos cuidar do nosso quintal, eliminando pontos de água parada”, disse.

A Guarda Municipal também esteve presente prestando apoio com dois agentes e uma viatura garantindo a segurança do público participante.

O projeto é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e contou com o apoio da Administração Regional do Outeiro (Arout), com uma equipe de operações dando suporte ao evento.

Texto: Talison Lima – COMUS

Veja também