[metaslider id=1545]
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), promoveu na tarde desta terça-feira, 28, uma palestra sobre a importância do aleitamento materno na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Nosso Lar, no bairro do Tapanã, que atende 227 crianças do Berçário ao Jardim I, de 0 a 5 anos. A atividade é parte da programação da Semana do Bebê.
A Escola Nosso Lar seguirá com a programação da Semana do Bebê até sexta-feira, 31. “Essa programação da Semana do Bebê é muito importante porque nós conseguimos trazer a família para escola e esta parceria completa o nosso trabalho”, afirmou a coordenadora da escola, Alcilene Gomes de Moraes Bastos.
Na palestra, a nutricionista Carmem Lúcia Brandão, da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE) destacou que o aleitamento materno é o primeiro direito da criança para a promoção da saúde e que por isso as mães devem garantir a amamentação de seus filhos. “As mães devem valorizar o aleitamento materno porque ele traz muitos benefícios para a promoção da saúde da criança, tanto pelo valor nutricional na questão da imunidade, quanto do ponto de vista afetivo, que é o vínculo entre mãe e filho”, explicou.
A nutricionista explicou que a criança precisa passar por todas as etapas da alimentação saudável e que nesta fase o sistema digestório da criança está preparado somente para receber o leite materno; “Só após os 6 meses é que se deve começar a alimentação de transição com a introdução gradativa de frutas, hortaliças, papinhas até chegar a 1 ano de idade, fase em que a criança já pode fazer as mesmas refeições dos pais”.
Outro ponto importante da palestra foi sobre o cuidado que a mãe precisa ter durante o aleitamento materno. “As mães devem optar por consumir alimentos saudáveis, como grãos, cereais e leguminosas. Tudo que é possível de forma natural”, disse.
A programação desta terça-feira da Semana do Bebê na escola teve ainda cantigas de rodas, apresentação musical do Barco dos Direitos – atividade do projeto “Direito de Ser Criança e Adolescente” – e roda de conversa com os pais sobre a adoção de rotinas produtivas com as crianças. Os pais foram muito participativos.
Betânia Duarte Lopes, mãe da Izabelle Bianca, de 2 anos, percebeu cedo que só a amamentação sustentava a filha e a ajudava a recuperar a saúde quando adoecia. “Leite é vida, já fui doadora da Santa Casa também. Muitas mães acham que a amamentação destrói os seios, mas eu acho que não tem coisa mais importante. A minha filha não queria mais mamar. Eu chorei muito. E quando ela adoeceu voltou a mamar. E agora ela vai mamar até quando ela quiser. Quando ela olha para mim quando está mamando, não tem preço o que sentimos”, disse Betânia, emocionada.
Já a mãe do Pedro Alexandre, de 3 anos, Andréia dos Santos Braga contou que apesar de ser mãe de dois adolescentes é muito bom aprender um pouco mais sobre como cuidar do pequeno Pedro. “Eu sempre aprendo mais nessas atividades. Fico feliz de ver o meu filho pedindo para ir para a escola e aí a gente vê o quanto a escola se dedica. Aqui todo mundo acolhe a gente”.
Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.