[metaslider id=1410]
Com o objetivo de levar serviços para comunidade do Bairro do Guamá, começou ontem, 15, a décima segunda edição do projeto Prefeitura no Bairro. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, envolvendo todas as secretarias municipais, que leva atendimentos à comunidade do bairro escolhido e redondezas, em um grande mutirão de serviços, todos gratuitos das 8 às 14 horas, que acontecerão até o dia 17 (quinta-feira). Esta é a primeira edição do programa em 2019, na qual é estimado que sejam atendidas entre 15 e 18 mil pessoas, nos três dias do evento.
Serviços – O programa Prefeitura no Bairro, que é coordenado pela Secretaria de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), está disponibilizando nesta edição serviços de atendimentos de saúde, como testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites, avaliação odontológica, aferição de pressão arterial, vacinas para jovens e adultos, consultas médicas, exames oftalmológicos e emissão de cartão do SUS. Para emissão do cartão do SUS é necessário estar munido dos documentos RG, CPF e comprovante de residência. Todos esses serviços são disponibilizados pela Secretaria de Saúde (Sesma).
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) está presente na ação emitindo passes estudantil e sênior, além da emissão de credencial para estacionamentos de idoso e de Pessoa com Deficiência (PCD).
EDUCAÇÃO – A Secretaria Municipal de Educação (Semec) também está participando do mutirão oferecendo um dos serviços mais procurados, como as atividades lúdicas através de brincadeiras, pinturas e leitura às crianças. As escolas municipais envolvidas são: Edson Luís, Amália Paumgartten e Francisco da Silva Nunes.
“O Prefeitura no Bairro é um projeto maravilhoso que o Prefeito implantou na cidade. Esse ano a ação acontece no bairro do Guamá, onde nós trouxemos várias ações como os projetos de leitura, de alfabetização e também realizamos cadastro para vagas em creches. Também já estamos com duas escolas e duas creches do bairro em processo licitatório”, disse a secretária Municipal de Educação, Socorro Aquino.
“O evento está muito legal. Vou fazer uma pintura facial, e vou passar em todos os stands e por todos os brinquedos”, disse Laila Cardoso, 10 anos, estuda no bairro do Guamá e tirou o dia para participar da ação.
Marcele dos Santos, de 11 anos, estudante do bairro estava empolgada com a pintura facial. “Vim com as minha amigas para fazer uma pintura facial e depois faremos uma apresentação de dança sobre os direitos da criança”, contou a menina.
Dentro da programação Semec haverá apresentação circense, oficinas artesanais, pintura facial, apresentação artística, bate-papo com escritores convidados, varal de poemas, roda de capoeira, entre outras atividades.
“Hoje o Guamá está em festa. São várias ações com o envolvimento de diversas secretarias nessa troca de energias com a comunidade. Com o stand da Semec lotado, e estamos felizes em poder contribuir com um dia de serviços para uma comunidade tão especial”, disse Sônia Massoud, diretora do Departamento de Educação Física da Semec.
Prefeitura no Bairro – O programa teve início em 2017 e já atendeu mais de 113 mil pessoas, com a primeira edição no bairro da Água Boa, no distrito de Outeiro, e já passou pelos bairros do Tapanã, Águas Lindas, Cabanagem, Barreiro, Cruzeiro, distrito de Icoaraci, Marco, Vila do distrito de Mosqueiro, Parque Verde, Jurunas e Pedreira.