ENSINO – Jogos matemáticos estimulam alunos da escola Ruy da Silveira Brito

• Atualizado há 6 anos ago

[metaslider id=1187]

Em alusão ao Dia da Matemática, 6 de maio, 275 alunos, do 6º ao 9º ano, da Escola Municipal Ruy da Silveira Brito participaram nesta terça-feira, 07, de diversos jogos didáticos do “Projeto Mathema – O lúdico e a matemática: Diferentes olhares para a sala de aula”. O objetivo da ação foi promover a integração dos alunos, visando a melhoria do processo ensino aprendizagem e desenvolver o interesse pela matemática por meio de práticas metodológicas inovadoras.

“Eu amo matemática! Só tiro notas boas. É uma matéria que me identifico muito e esse projeto me deixou ainda mais curiosa sobre o assunto. Agora fiquei com vontade de procurar saber mais sobre a disciplina”, disse a estudante do 9º ano, Cássia Cristina Almeida, de 14 anos.

A atividade, que é organizada pela Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), foca no desenvolvimento da criatividade dos alunos, incentiva na construção das atividades, desenvolve o conhecimento geométrico por meio de materiais manipuláveis, além de estimular o aluno a desenvolver o senso observador, reflexivo e crítico com o uso do xadrez.

“Eu já gosto da matéria, mas esse projeto nos ajuda a estimular nosso aprendizado de um método totalmente diferente do que é passado em sala de aula. Acho que os jogos prendem nossa atenção e nos ajudam a aprender de uma forma divertida”, disse a aluna Ana Kaline Pinheiro, 14 anos, do 9º ano.

Projetos – Com o apoio da Semec, outros projetos que despertam o interesse pela matemática são desenvolvidos nas escolas municipais, como o Projeto Etnoconexões, desenvolvido pelo Liceu Escola de Artes e Ofícios “Mestre Raimundo Cardoso”, que trabalha a interdisciplinaridade integrando as disciplinas Arte e Matemática, com enfoque na cerâmica marajoara, o Projeto Geogebra – Geometria Dinâmica, Scratch, Cubo do Conhecimento, Robótica, entre outros.

Para o professor de matemática da escola, Roberto Nunes, o projeto tem o intuito de tirar o caráter tradicional do ensino da matemática. “Aqui o aluno cria uma noção de que o aprendizado da matemática não é apenas o quadro e o livro, dentro de uma sala de aula. O projeto revela um ambiente lúdico, com um significado diferente da matemática na vida desses alunos”, explicou.

A metodologia das atividades foi dividida em três grupos: materiais manipuláveis como recurso didático, jogos e desafios matemáticos e o aprendizado da matemática com origami. Essas práticas demonstraram aos alunos a importância da utilização de jogos como metodologia no ensino da matemática.

De acordo com a diretora da escola Ruy da Silveira Brito, Keyla Damásio, quando o professor domina o recurso de jogos como metodologia, ele modifica o panorama comum de aula. “A disciplina tem sido vista como a que proporciona nas escolas, o maior índice de reprovação, pensando nisso, o Mathema veio mostrar aos educadores um modo diferente de ver a matemática e que existem novas práticas motivadoras e facilitadoras para a aprendizagem do aluno”, finalizou a diretora.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto: Carla Fischer

Veja também