HOMENAGEM – Estudantes da Escola Padre Leandro recebem a visita do escritor Walcyr Monteiro

• Atualizado há 6 anos ago

[metaslider id=1041]

Antecipando a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, no próximo dia 18, a Prefeitura de Belém, por meio do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (SISMUBE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec), organizou várias ações de incentivo à leitura nas escolas municipais, que irão até o final do mês de abril. Entre as ações, foi realizada uma Roda de Conversa com o escritor Walcyr Monteiro, na manhã desta terça-feira, 16, na Escola Municipal Ensino Fundamental Padre Leandro Pinheiro.

Com o projeto “Rememorar as leituras da história: 59 anos da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro”, a monitora do SISMUBE, Valéria Maria Marques Fernandes explica que a ideia do projeto é trabalhar a memória da escola e do entorno do bairro. “Aqui na escola temos doze turmas. Cada uma vem uma vez por semana, de acordo com o horário pré-definido. Eu conto as histórias para eles e depois desenvolvemos várias atividades, desde pintura até produção textual”, conta Valéria.

Programação – A programação em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil começou há duas semanas com a leitura das histórias do escritor Monteiro Lobato sendo aplicadas em diferentes atividades, com apresentação teatral na quadra da escola. “E hoje, temos a presença do escritor paraense Walcyr Monteiro”, destaca Valéria.

Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer a obra “Visagens e Assombrações de Belém”, do escritor Walcyr Monteirom, que aceitou o convite da escola para uma Roda de Conversa.

“Na verdade, isso faz parte do meu cotidiano. Dificilmente, passo uma semana em que eu não esteja numa escola, numa universidade. Esse contato eu considero muito bom, muito positivo, porque é uma maneira do leitor se aproximar do autor e vice-versa”, detalhou Walcyr Monteiro.

Durante a conversa com os alunos, o autor relembrou de quando teve o primeiro contato com a leitura e a escrita. Segundo ele, o primeiro incentivo foi por meio dos pais e depois com a professora Clarice Almeida, do 5º ano. “Ela me incentivou a escrever. Já fazia parte da programação da aula dela o incentivo à leitura. E a mim, ela estimulou particularmente à escrita” contou Walcyr.

O autor também fez questão de contar para os alunos alguns trechos das histórias encontradas no seu livro. Walcyr contou que seu interesse pelos contos populares foi por meio de seu amor pela Amazônia. “Eu procurei fazer um registro das nossas histórias que estavam desaparecendo. Um registro para deixar para as gerações vindouras. Mas muita coisa se perdeu por falta de registro”, comenta.

Encontro – Os alunos puderam fazer perguntas sobre a vida e a obra do autor. No final da conversa, Walcyr pediu que os alunos continuassem buscando conhecer as lendas e mitos da Amazônia, as histórias de assombrações da região que fazem parte da identidade cultural amazônica.

O aluno Mateus Nunes Leite, de 10 anos, do 5º ano, lembra que ao ler o livro “Visagens e Assombrações de Belém”, a história do “Lobisomem da Pedreira” foi a que mais lhe chamou atenção. “Eu conhecia algumas lendas que a minha mãe já tinha contado, mas a do ‘Lobisomem da Pedreira’ eu não conhecia. Eu me interesso muito por essas histórias”, comenta Mateus, que está sempre buscando livros na biblioteca da escola.

A aluna Ana Beatriz Sousa da Conceição, de 9 anos, do 3º ano, ficou encantada ao conhecer o escritor e ouvir algumas histórias contadas por ele. “Eu achei muito legal. Ganhei um livro dele. Vou pedir para minha mãe ler comigo. Ela sempre lê historinhas pra mim”, conta Ana.

A diretora da escola, Luana Menezes Moreira, explica que é muito importante a programação do Dia Nacional do Livro Infantil. “As crianças merecem isso, ter essa aproximação, se acostumarem com a leitura desde pequenos, se desenvolvendo ao longo da vida estudantil. Esse é o nosso objetivo”, comenta a diretora.

Segundo a monitora do SISMUBE, Valéria Marques, a Escola Padre Leandro Pinheiro ainda vai receber o escritor paraense Antônio Juraci Siqueira.

Eixo – A Semec coloca em prática o que foi definido como eixo norteador da gestão de aprendizagem para 2019, com o tema: Aliança Pela Educação como Instrumento de Efetivação de Diretos. O SISMUBE dialoga com esta temática, tanto nas bibliotecas que já existem, quanto nas escolas que ainda não possuem bibliotecas por meio do projeto Baú das Histórias.

Baú das Histórias – Inspirado na narrativa africana de mesmo nome, da escritora Gail E. Haley, o projeto leva um baú confeccionado em madeira com um acervo de literatura infanto-juvenil visitando várias escolas. A ideia é promover atividade de leitura com os alunos para eles descobrirem o prazer de ler e contar histórias permitindo a livre expressão das diversas linguagens da criança.

Curiosidade – O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado no dia 2 de abril, por ser a data de nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. No Brasil, o Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril homenageando grandes autores do gênero como Monteiro Lobato, Lygia Bojunga Nunes, Ziraldo, Ruth Rocha, Maurício de Souza, Cecília Meireles, entre outros.

Com o objetivo de incentivar a leitura, a literatura infantil funciona como uma porta de entrada e também é uma poderosa ferramenta de aprendizado, não apenas em nível de conhecimentos, mas principalmente de valores morais e éticos.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto:53
Tábita Oliveira

Veja também