MÚSICA – Escola municipal recebe o projeto Violão Cidadão

• Atualizado há 6 anos ago

[metaslider id=1033]

 Para incentivar os alunos ao aprendizado musical, na noite de segunda-feira, 15, foi apresentado ao público o projeto Violão Cidadão por uma Cultura de Paz, que oferecerá, pela primeira vez, aulas gratuitas de violão para estudantes da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, localizada no bairro do Guamá, e para jovens da comunidade.  A oficina é coordenada pelo músico paraense Rafael Lima, e atenderá cerca de 60 alunos, visando  diminuir a vulnerabilidade social e a evasão escolar.

O músico apresentou o projeto que já foi desenvolvido em outros bairros e contou com a apresentação do grupo musical Zaca, formado por integrantes do projeto que já foi realizado na Escola Estadual Zacarias de Assunção, parceira do músico no projeto. Os alunos puderam perceber a importância do projeto e como ele pode contribuir com a formação cultural, escolar e a possibilidade de uma nova perspectiva de futuro para os jovens.

Para o estudante do terceiro ano, Bruno Daniel Ribeiro, de 19 anos, a oportunidade de participar do projeto é muito gratificante. “Eu espero que mais adolescentes e jovens saiam das ruas e tenham um futuro melhor, que eles possam ter um encontro com eles mesmos e que aprendam algo que seja para vida”, avaliou.

Formação – Além de possibilitar a vivência com o instrumento, o projeto ensina harmonia musical, técnicas, sensibilidade e permite um novo caminho para os jovens da periferia, onde muitas das vezes eles estão sujeitos a passarem por situação de vulnerabilidade, contribuindo com a mudança das perspectivas no contexto social, bem como a integração com a sociedade.

Segundo Rafael Lima, que já trabalha há muitos anos com o projeto nas periferias da cidade, a oficina ajuda a resgatar a dignidade de muitos jovens. “O projeto é para os alunos da escola e para jovens que não estão na escola. Estatisticamente, o projeto ajuda a não evasão escolar e a tirar o jovem da vulnerabilidade, pois o projeto ajuda a colocar os alunos no caminho da música, na recuperação de traumas e no desenvolvimento como pessoa na sociedade. O projeto é o primeiro passo para que eles possam ir a uma escola de música”, relata Rafael.

Projeto – Com a missão de contribuir para a formação cultural de cidadãos por meio do estudo do violão, o projeto Violão Cidadão Por uma Cultura de Paz é coordenado pelo músico paraense Rafael Lima, e contará com o apoio de cinco profissionais, quatro monitores bolsistas do grupo musical Zaca e o acompanhamento de professores da escola. Pessoas na faixa etária de 9 a 29 anos podem participar do projeto, com aulas de teoria musical e prática do violão, de segunda a sexta-feira.

Para Luana Moreira, diretora da escola Padre Leandro Pinheiro, a importância do projeto na vida dos alunos vai além da oportunidade para que eles aprendam a tocar o instrumento. “Estamos localizados em um bairro periférico e sabemos de todas as dificuldades que esses alunos enfrentam aqui, de aceitação e de inserção no mercado de trabalho. Esse projeto visa que eles tenham uma ocupação, e quem sabe tenham uma carreira musical”, explicou Luana.

No final de cada semestre os alunos do projeto farão shows, um na escola e outro no centro da cidade, ao lado de artistas convidados. Os alunos também vão participar da gravação de uma mídia audiovisual que será gravada em novembro e dezembro deste ano.

Vagas – O projeto está com vagas abertas para três turmas com capacidade de 20 alunos em cada, no primeiro semestre. No segundo semestre haverá mais três turmas com a mesma capacidade. O “Violão Cidadão”  foi um dos ganhadores da Seleção de Projetos Culturais de Relevância Social, realizada pela Fundação Cultural de Belém (Fumbel), no começo deste ano.

Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

Texto:
Amanda Cardoso

Veja também