Servidores da Semec recebem informações e orientações sobre o Regime Próprio de Previdência Social

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), realizou, nesta sexta-feira, 3, mais uma programação do projeto A Previdência É Nossa, para prestar orientações e divulgar informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Encontro – Reunidos no auditório de uma faculdade particular no bairro de Nazaré, servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) assistiram às palestras, realizadas por profissionais do Instituto, sobre Previdência Municipal, e puderam esclarecer dúvidas a respeito do tema. Foi o sétimo encontro do projeto, iniciado em abril deste ano e que será levado a todas as secretarias, fundações e autarquias municipais de Belém.

Após a abertura do evento realizada pela coordenadora previdenciária do Instituto, Silvia Salazar, as palestras foram ministradas inicialmente pela titular da Procuradoria Jurídica da entidade previdenciária, Valeria Fidellis, que apresentou informações sobre o histórico do Instituto.

Em seguida, a presidente do IPMB, Edna D’Araújo, falou sobre serviços disponíveis no Instituto, como o aplicativo de celular Meu RPPS e a simulação de aposentadoria, além de mostrar os números referentes às finanças do RPPS de Belém.

Democratizar a informação – “Esse projeto visa mostrar para os nossos colegas servidores o que é e como está a nossa Previdência. É democratizar as informações e fazer conhecer o IPMB, porque eu mesma, enquanto servidora do Instituto, não tinha toda essa dimensão sobre as contas da previdência municipal até assumir a presidência”, destacou a presidente do Instituto.

O professor Roberto Nascimento, servidor efetivo há 20 anos, aproveitou o evento para esclarecer dúvida sobre averbação do tempo de serviço no Ministério da Saúde. “Consegui esclarecer, sim, mas, na medida do possível, essa situação será analisada com mais calma”, explica o professor, ao informar que irá buscar mais orientações junto ao Instituto.

Dúvidas – Para a assistente-administrativa Josiane Carneiro de Almeida, a iniciativa do projeto é muito interessante, pois até então, não havia participado de qualquer projeto parecido, enquanto servidora pública. Ao destacar que passou a compreender as diferenças entre os serviços da Previdência e da Assistência à Saúde, ela também tirou dúvidas sobre alíquota de contribuição previdenciária.

“O debate previdenciário tem que ser discutido com o servidor. Ele tem de saber quais seus direitos e quais as possíveis perdas ou ganhos que ele poderá ter mais adiante em sua vida profissional”, destacou.

As palestras da Previdência É Nossa irão prosseguir no próximo dia 14 de junho, com servidores efetivos da mais um órgão da administração pública municipal de Belém.

Texto: Walrimar Santos