Projeto Guardiões da Saúde na educação garantiu o retorno seguro das aulas presenciais na rede municipal

Em reunião virtual, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) apresentou os dados do projeto Guardiões da Saúde na Educação, que se tornou uma das ferramentas eficazes na garantia do retorno seguro das aulas presenciais em 14 de setembro de 2021, durante a pandemia da covid- gestores da rede municipal de ensino de Belém,19.

Os resultados foram expostos pela Semec aos próprios guardiões e aos educadores e gestores das escolas da rede municipal nesta quinta-feira, 2.

De 14 de setembro de 2021 a 1º de junho deste ano, o projeto Guardiões da Saúde na Educação recebeu notificação de 89 escolas com 2.025 alertas de casos suspeitos e a conformação de 334 casos de covid-19.

Projeto pioneiro

Com nove meses, o projeto se prepara agora para ampliar seu campo de atuação. Satisfeita com o resultado positivo, a secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, agradeceu o empenho de todos que trabalharam de forma integrada.

”Nós temos absoluta certeza que o trabalho desenvolvido foi o de maior sucesso e somos referência, não apenas na capital, mas em todo país. Agradeço o trabalho realizado ano passado, pois foi muito importante esse movimento para que nenhuma escola da rede municipal fechasse para a covid-19”, ressaltou a títular da Semec.

O professor da Universidade Federal do Pará, que atuou na implantação do Guardiões da Saúde na Educação, Moisés Silva, ressalta que o projeto cumpriu o seu propósito e superou expectativas.

”Ele amenizou o risco de contaminação nas escolas e evitou que muitas fechassem as portas. Belém chegou a ser a segunda capital com pessoas vacinadas no país. Nossa intenção é que a cidade saiba deste lindo projeto e nos ajude nessa missão”, revela.

Monitoramento – O projeto Guardiões da Saúde na Educação foi desenvolvido com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), para monitorar por aplicativo casos suspeitos de covid-19 nas escolas municipais no retorno das aulas presenciais, em 14 de setembro de 2021. É o primeiro e único aplicativo do Brasil que atua na prevenção de casos de Covid nas escolas públicas.

Agora, ele segue para nova fase, ainda em elaboração, para que o aplicativo possa realizar outros tipos de alerta e mapeamento, como desnutrição, abusos sexuais, doenças ou outras questões como de gênero, gravidez na adolescência. calendário vacinal. A intenção é implantar esta nova fase no segundo semestre de 2022.

Texto: Amanda Cunha