Estudantes das escolas municipais de Belém se apresentaram, na última sexta-feira, 17, no Teatro Estação Gasômetro. Ao todo, foram 182 crianças do XXVI espetáculo da Escola Municipal de Dança de Belém, que hoje é um dos projetos do Núcleo de Núcleo de Arte, Cultura e Educação (NACE), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
O espetáculo de dança “Vozes” propõe uma visualidade coreográfica baseada na pesquisa corporal das diversas vozes do cotidiano, como as vozes dos quintais, urbanas, das águas e das florestas. As “Vozes” foram também inspiradas no livro “Eu falo como um rio”. A grande noite foi pensada “em cada detalhe para que a apresentação fosse um sucesso. Estamos bastante entusiasmadas com esta construção coletiva! Pudemos apreciar hoje o quanto a arte é importante para ser ouvida, vivida e apreciada”, relata Marta Ferreira, coordenadora do NACE.
“Vemos que educação é isso, vai muito além dos muros das escolas, é para despertar em cada criança e jovem a criatividade, aquilo que eles têm de melhor”, destaca Araceli Lemos, secretária de educação de Belém.
Apresentação
As histórias foram construídas em sala de aula e se transformaram em uma grande apresentação dançada pelos estudantes da Semec.
“O espetáculo de hoje foi um momento muito mágico, construído pela rede municipal de educação de Belém, com muito empenho, garra e vontade para mostrar o quanto é viva a arte da dança dentro das escolas. Vivemos nessa noite um momento muito feliz, em mostrar o resultado da importância desse projeto”, afirma Bárbara Lobato, professora do projeto de dança do NACE.
“Foi uma emoção muito grande participar desse grande espetáculo. Tivemos muito tempo de ensaio e a expectativa era enorme para essa apresentação”, disse Maiza Gaia, estudante e dançarina do projeto de dança do NACE.
Texto: