Com o propósito de capacitar trabalhadores da educação interessados em atuar no cargo de diretor escolar, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), iniciou neste sábado, 28, o curso Gestão Democrática Escolar: o papel da (o) diretora (o) como articuladora (o) do processo educativo. O encontro ocorreu no auditório Ismael Nery, Centur, e teve a participação de quase 300 pessoas.
“A perspectiva para este curso começou na Conferência Municipal de Educação em março de 2022, e com o trabalho que a gente retoma com os conselhos escolares”, explicou Rosana Mesquita, responsável pela Escola de Apoio à Gestão, vinculado ao Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, da Semec. “Então a gente vem amadurecendo essa ideia, porque a eleição para diretores está estabelecida pela legislação Nº 7722/94. E aí foi proposto pela professora Márcia Bittencourt, secretária de Educação, ofertar um curso para que as pessoas compreendam o que é a função de diretor, e que muitas vezes a formação do gestor só acontece depois que é eleito”.
Motivação
Ao todo serão três encontros presenciais (aos sábados) e seis turmas virtuais intituladas de Ato de Amor, Coragem, Diálogo, Posicionamento, Participação, Esperançar. A carga horária é de 40h.
Neste primeiro encontro, os participantes puderam compreender melhor a legislação, as instâncias e instrumentos da gestão democrática. Os candidatos também participaram de uma dinâmica de reflexão na qual precisavam escrever uma carta à secretária de Educação contando a sua motivação em alcançar o cargo de direção escolar”.
Com mais de 26 anos na rede municipal de ensino, a professora Mary Anne Gama de Almada, gestora da EMEI Prof.ª Aurora Guimarães Vieira, na Marambaia, conta que já foi gestora em outras unidades e que o curso é um momento para rever tudo o que se aprende na vida acadêmica e no dia a dia.
“A escola é muito dinâmica, então, quando a Secretaria proporciona um curso como este, nos possibilita rever o que a gente aprendeu, porque no dia a dia pode ocorrer de não percebemos algo e ter um novo olhar para a educação pública municipal”, explicou Mary Anne. “Queremos uma educação de qualidade e temos que colocar a questão administrativa à disposição do pedagógico para que ocorra de forma coerente, eficaz e de qualidade”.
Gestão participativa
A professora Mirian Oliveira, que está há 10 anos na rede e hoje trabalha na Escola Municipal Remígio Fernandez, em Mosqueiro, destaca que antes de se interessar pelo cargo de diretora quer entender a dinâmica da gestão para ser mais participativa nas ações da escola sabendo como funciona uma gestão escolar.
“Como professora, eu sempre vi a escola por partes: a parte do professor, dos alunos, dos pais. Ao longo dos anos comecei a ver que a direção, gestão era um todo”, diz Miriam. “Então isso me fez querer conhecer mais da gestão. É uma iniciativa muito boa, porque pessoas como eu, só professora, só tem a visão do que é ser diretor pela visão de outras pessoas. Agora, com o curso, vou poder ter o meu olhar sobre a gestão, porque quando eu indagar quero fazer as perguntas certas e não só questionar por questionar”.
Legislação e gestão de pessoas
O próximo encontro será no dia 4 de fevereiro no auditório da faculdade Estácio. A temática será Gestão Administrativa das escolas: legislação e gestão de pessoas, de recursos materiais, e de recursos financeiros.
O último encontro, no dia 11 de fevereiro, será no auditório Ismael Nery, Centur, com o tema Gestão pedagógica das escolas para debater gestão do ensino e da aprendizagem, diretrizes curriculares da educação infantil, e do ensino fundamental.
Ao final do curso, os participantes vão apresentar um plano para uma escola pública de qualidade que garanta a certificação para concorrer à eleição de diretores promovida pelos conselhos escolares de cada unidade educativa.
Dados
A atual gestão vem desde 2021 regularizando os 67 conselhos escolares da rede municipal, promovendo qualificação.
Desses, 47 já realizaram eleição de novos conselheiros e os demais estão com eleições em curso ou ainda a providenciar.
Em 2023, a Prefeitura pretende incentivar a implantação ou regularização de conselhos das demais escolas da rede.
E também capacitar as Unidades Executoras a como gerenciar os recursos federais do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que permite mais um recurso financeiro para promover projetos e ações para a comunidade escolar.
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