Prefeitura de Belém visita a obra na escola Benvinda de França Messias, a ser entregue na próxima semana

• Atualizado há 12 meses ago

Já na contagem regressiva para uma nova realidade, a comunidade da Escola Municipal Benvinda de França Messias, no bairro de São Brás, recebeu na manhã desta quarta-feira, 30, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que acompanhou de perto o andamento da fase final das obras de reforma da unidade de ensino, que atende aproximadamente 540 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite. 

“Nós queremos inaugurar a Benvinda na primeira semana de dezembro”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues, que também destacou os desafios de reformar uma escola tombada como patrimônio histórico, como é o caso da Benvinda de França Messias. 

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), investe R$ 590.531,55 destinados para os serviços de revisão da cobertura; revisão elétrica; climatização; pintura geral; cobertura e reforma da quadra; reforma geral do auditório; e conservação das características arquitetônicas do prédio.

Comunidade escolar

O sentimento de novos tempos de uma escola completamente reformada e tecnológica é partilhado por todos da comunidade escolar da Benvinda de França Messias. É o caso da coordenadora pedagógica da escola, Cristiane Nunes, que já trabalha na instituição de ensino há 24 anos. 

“Ver nossa escola reformada é um presente para toda a comunidade escolar. Nós passamos por momentos difíceis aqui em relação à estrutura física e hoje, finalmente, vemos nossa escola reformada e equipada para recebermos nossos alunos com qualidade”, destacou Cristiane. 

Para o aluno da escola Benvinda de França Messias Wesley Machado, de 9 anos, uma das principais intervenções na unidade de ensino é a instalação do telhado da quadra de esportes. “A melhor coisa que foi feita aqui foi colocarem o telhado na quadra. Antes, fazíamos educação física com muito sol na gente”. 

O estudante comentou, ainda, que “a escola Benvinda merece esse cuidado, porque é melhor do que muitas escolas particulares da cidade”. 

A mãe de Wesley, a dona de casa Adriana Machado, afirmou que “há muito tempo a educação em Belém estava abandonada”. Para ela, as expectativas são as melhores possíveis em relação à “nova escola voltada, verdadeiramente, para a educação dos nossos filhos”.

Belém Inteligente

A secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, que acompanhou a visita do prefeito à Escola Benvinda, explicou que a unidade de ensino seguirá o conceito de Escola Inteligente. 

“A escola Benvinda será nossa primeira da ‘Belém Inteligente’, com energia fotovoltaica e internet em todo o prédio. Para nós, é uma honra contribuir com a Belém alfabetizada, educada, leitora e feliz”, frisou Márcia Bittencourt. 

Ao todo, a Prefeitura de Belém pretende implantar em 70 escolas municipais o sistema de energia limpa solar, o mesmo que foi instalado, pela primeira vez, na Benvinda de França. 

Compromisso 

A Benvinda de França Messias será a 17ª unidade educativa entregue completamente reformada desde o início do governo de Edmilson Rodrigues, em janeiro de 2021. 

Deste total, dez são escolas educação infantil, uma de ensino fundamental, quatro de educação infantil e ensino fundamental e um centro pedagógico, marcando assim o compromisso do atual governo municipal com a educação em Belém.

Texto:

Fabricio Lopes

Veja também

Skip to content