Nova titular da Secretaria Municipal de Educação, Araceli Lemos tomou posse nesta quinta-feira, 9

• Atualizado há 1 ano ago

“Educação para nós é prioridade máxima. Mais de quatro mil municípios deixaram de cumprir a Constituição e deixaram de investir 25% na Educação. Em Belém, nós investimos o que diz a lei conquistada com muita luta. Queria te desejar sucesso, pois o seu sucesso é o da Educação”,  proferiu o prefeito Edmilson Rodrigues durante a posse oficial da nova secretária municipal de Educação, Araceli Lemos.

A posse foi realizada na tarde desta quinta-feira, 9, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Araceli Lemos exercia o cargo de diretora-geral e substitui a professora Márcia Bittencourt, que ficou dois anos à frente da Semec. A cerimônia contou com a apresentação do projeto “Cantarolar”, do músico Salomão Habib e que tem a participação de alunos de escolas municipais.

Servidores municipais também participaram da posse. Servidora há 20 anos da Semec, atuando na equipe de serviços gerais, Rosa Dias, 54, ressaltou que a instituição só tem a ganhar com a nova gestora. “É um novo ciclo para a nossa secretaria e sei que a Semec vai continuar fazendo muito pela Educação de Belém”.

Desafios

Consolidar o Programa Alfabetiza Belém, que pretende tornar a capital paraense livre do analfabetismo até 2024, estás entre os desafios da nova gestora à frente da Semec. A nova secretária também tem a missão de recuperar a rede física municipal; ampliar e fortalecer os processos formativos para toda a rede municipal; assegurar mais escolas de tempo integral; ampliar as vagas para educação infantil e alcançar 100% do piso nacional do magistério até o final desta gestão.

“Vamos seguir na luta por salário, mas também por uma educação de qualidade, libertadora e transformadora. E dedicarei o trabalho para fortalecer nosso programa para superar o analfabetismo em Belém, que ainda tem uma população de 11 mil pessoas que não tiveram oportunidade de acesso à Educação. Vamos potencializar nossos projetos estratégicos, que incluem também a recuperação da rede física municipal”, informou Araceli Lemos.

Perfil

Araceli Maria Pereira Lemos é graduada em Licenciatura Plena em História, com especialização em Metodologia e Pesquisa Histórica na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Aprovada em vários concursos no Estado, dentre os quais o da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), onde atuou por mais de 30 anos e hoje é aposentada; e também do Colégio Tenente Rego Barros, de onde após dois anos de trabalho pediu desligamento para assumir mandato de deputada estadual. A professora nasceu no município de Inhangapi, nordeste paraense, no dia 29 de maio de 1958.

* Texto com colaboração da Ascom/Semec

Victor Miranda