Gestão Edmilson Rodrigues realiza ações de saneamento em todos os bairros de Belém

• Atualizado há 2 anos ago

Mais de dois milhões de atos administrativos e ações envolvendo limpeza de canais, pavimentação asfástica, oficinas de meio ambiente, toneladas de materiais, trabalhadores envolvidos, equipamentos, eliminação de pontos de alagamentos: é o resultado de dois anos de trabalho da Prefeitura na área do saneamento, via Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Acompanhe as principais ações.

Trabalhadores

Hoje a Prefeitura de Belém conta com o trabalho e colaboração de 2.730 agentes de limpeza urbana. Em 2020, o efetivo tinha menos de 2 mil trabalhadores.

Somente este ano foram coletados mais de 350 mil toneladas de resíduos domiciliares e 240 mil toneladas de resíduos inertes, que são entulhos, podagens, lama oriunda da dragagem dos canais e etc.

Com a atuação dos agentes de limpezas e de educadores ambientais, cerca de 50 pontos críticos de descarte irregular de entulhos foram eliminados e mais de 170 contêineres foram entregues em locais estratégicos, diminuindo a exposição e descarte incorreto de resíduos domiciliares.

Desde o início da atual gestão, em janeiro de 2021, a limpeza e dragagem dos 65 canais de Belém são realizadas ininterruptamente e, no período do inverno amazônico, quando aumenta a quantidade de chuvas, essas ações são intensificadas com a Operação Inverno.

A operação deste ano, que seguirá até abril de 2023, envolve 768 trabalhadores e 66 máquinas e equipamentos: escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, guindastes hidráulicos, guindastes americanos e caçambas trucks.

COMBATE AOS PONTOS DE ALAGAMENTOS

Além da limpeza recorrente dos canais e da Operação Inverno, ações de extrema importância para o fluxo das águas da chuva, o trabalho de limpeza, desobstrução e recuperação do sistema de microdrenagem tem ajudado o escoamento eficaz em pontos históricos de alagamentos.

Em 2022 foram desobstruídos cerca de 400 mil metros de extensão da rede de microdrenagem, via hidrojateamento, e mais de 35 mil limpezas manuais foram realizadas em caixas de visitas e bocas de lobo.

Nos últimos dois anos, foram recuperadas mais de 650 unidades, e 4.000 metros de tubos foram trocados ou reparados em diversas áreas da cidade.

DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO

Mais de 950 vias receberam o serviço de recuperação asfáltica em todos os bairros da cidade.

Grandes vias estão recebendo obras de drenagem e/ou pavimentação; estão em andamento as obras da avenidas Senador Lemos, José Bonifácio, Celso Malcher e Franklin de Menezes, e nas travessas Padre Eutíquio e Vileta. Entre as já concluídas em 2022, estão a avenida Dr. Freitas, as passagens Camapu, Helena Dias e das Máquinas, ruas de Breves e Quinta Linha do Tenoné.

Foram mais de 70 mil toneladas de asfalto usadas somente em 2022.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Em 2021, no inícipo da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, foi criado, pela Sesan, o Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GTEA). Nesses dois anos de atuação, foram quase 385 mil casas e comércios visitados pelos 60 educadores ambientais, alcançando 30 bairros e 5 ilhas de Belém. Mais de 150 oficinas de Manejo Correto dos Resíduos Sólidos foram ofertadas em escolas, feiras e comunidades.

COLETA SELETIVA

Para desenvolver o trabalho de reciclagem e coleta seletiva, 12 cooperativas e associações de catadores são apoiadas pela prefeitura, atendendo a cerca de 31 bairros, entre coleta porta a porta e recolhimento de recicláveis em grandes geradores.

Considerando o ano de 2020, houve um aumento em cerca de 30% no recolhimento de materiais recicláveis em Belém. Foram aproximadamente 7 mil toneladas em 2022.

O projeto Belém Sustentável, Cidade Educada, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), trabalha a educação ambiental e a coleta seletiva na rede pública municipal de ensino. O projeto foi lançado este ano em uma escola na Terra Firme e, no primeiro semestre de 2023, será expandido para mais 50 escolas.

SESAN EM NÚMEROS (DOIS ANOS DE GESTÃO)

2.730 agentes de limpeza urbana (em 2020, eram menos de 2 mil)
Coletadas 350 mil toneladas de resíduos domiciliares e 240 mil toneladas de resíduos inertes 
Eliminados 50 pontos críticos de descarte irregular de entulhos
Mais de 170 contêineres foram entregues em locais estratégicos
Limpeza e dragagem dos 65 canais de Belém
Operação Inverno (2022 até abril de 2023): 768 trabalhadores e 66 máquinas e equipamentos
Em 2022 foram desobstruídos cerca de 400 mil metros de extensão da rede de microdrenagem
35 mil limpezas manuais em 2022
Recuperadas mais de 650 unidades, e 4.000 metros de tubos foram trocados ou reparados
950 vias receberam o serviço de recuperação asfáltica
70 mil toneladas de asfalto só em 2022
385 mil casas e comércios visitados pelos 60 educadores ambientais
Mais de 150 oficinas de “Manejo Correto dos Resíduos Sólidos”
12 cooperativas e associações de catadores apoiadas pela prefeitura
Aumento de 30% no recolhimento de materiais recicláveis (7 mil toneladas em 2022).
 

Texto:

Maicon Gomes

Veja também