Estudantes das ilhas realizam ato na capital pela preservação dos rios, florestas e todo meio-ambiente

“Diga não à poluição”. A frase ecou na Praça Princesa Isabel, no bairro da Condor, na manhã desta sexta-feira, 10, entoada pelos estudantes das escolas de educação no campo na Ilha do Combu, Escola Municipal São Sebastião Quaresma, Escola Municipal Milton Monte e anexos da Escola Nazaré e Navegantes, em ato que integra a programação do mês do Meio Ambiente.

A manicure Vanessa Paz Pantoja, 26 anos, disse que estava feliz em acompanhar a filha Sofia Vitória, 7, estudante do 2° ano do ensino fundamental da EMEC Milton Monte, caracterizada de boto.

“Acho muito importante  desde cedo a minha filha entender e saber mais sobre educação ambiental. Saber que é importante o local correto de jogar o lixo”, contou Vanessa.

Luta pela vida e natureza

Por um rio de vida , artes, cores, educação  e cidadania, foi o tema da apresentação teatral, onde a pequena Sofia mostrou como a poluição e descarte irregular de resíduos sólidos podem matar a natureza e os animais que fazem parte dela.

O prefeito em exercício de Belém, Edilson Moura, acompanhado da secretária municipal de Educação, Marcia Bittencourt, acompanhou todo o ato dos alunos da educação no campo.

Ele destacou o envolvimento de todos educadores, professores, equipe técnica, pedagógica, administrativo e a participação dos alunos, que fizeram um apelo pela preservação ambiental.

“Precisamos preservar nossas florestas e nossos rios. O rio faz parte da vida dessa população riberinha e também faz parte da nossa vida. O que eles fizeram aqui foi uma verdadeira aula de educação ambiental”, ressaltou Edilson Moura.

Eles também enfatizou, que a comunidade escolar das escolas da ilha do Combu, atravessou o rio para mostrar nas praças de Belém a importância de preservar. “A preservação é que vai construir um futuro melhor para as nossas crianças”, assegurou.

Reaproveitamento e reciclagem

A educação ambiental é vivenciada no dia a dia escolar nas EMECs da Ilha do Combu. O trabalho desenvolvido foi constatado pelos pais e pessoas que passaram na Praça Princesa Isabel.

Plantação de mudas vegetais, produção de sabão artesanal, brinquedos produzidos a partir de forma de ovo e garrafas decorativas, atividades elaboradas pelos estudantes em sala de aula, foram expostas ao público na praça.

“A educação ambiental sempre foi um tema constante nas Ilhas. Trabalhar a questão ambiental com eles foi levá-los a perceber o quanto o meio que eles vivem é importante pra eles mesmo”, explica o diretor  da EMEC Sebastião Quaresma, José Marques.

O educador afirma, que com temática  dentro da sala de aula, os estudantes começaram a compreender como manusear corretamente objetos que eram jogados no lixo. “Nada melhor que esse diálogo com as crianças porque vão ser elas que estarão na ilha fomentando essa questão ambiental”, complementa o diretor.

Ação integrada

A titular da Semec, Márcia Bittencourt, explicou agradeceu o envolvimento das secretarias de Educação, Meio Ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan) e explicou a importância de debater a educação ambiental com as crianças das escolas da Ilha do Combu.

“Podemos ajudar as pessoas que vêm para a Ilha a se educarem e não jogar lixo no rio. É preciso cuidar da nossa natureza e do nosso rio, que literalmente para as nossas crianças das ilhas, é a rua. Que as pessoas possam viver com a alegria e com a certeza de sua casa (a ilha) está sendo protegida”, afirmou a secretária.

A mãe da jovem Sofia contou com os olhos cheio de lágrimas que ficou muito emocionada. “Me deu uma vontade de chorar. Foi lindo. O que eles falaram na apresentação sobre a poluição do meio ambiente é verdade. Uma apresentação educativa e emocionante”, definiu Vanessa.

Conscientização

O evento também contou com um bate-papo educativo realizado pela equipe do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), onde orientaram sobre os tipos materiais a serem descartado nas lixeiras.

A programação foi concluída com uma exposição com a temática: Água, Riqueza  de Todos Vamos proteger?. Também houve a premiação de fotografias e redação sobre o meio ambiente. A apresentação cultural ficou com o grupo de carimbó da Ilha Grande, Pirão de Açaí.

Texto: Joyce Assunção