Escolas municipais promovem ações no Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infantil

Nesta quarta-feira, 18, Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infantil, a Prefeitura de Belém, por meio das escolas municipais, promoveu ações de conscientização sobre este tema delicado e necessário, para garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. A programação ocorreu nas escolas do centro, periferia e distritos de Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro.

No bairro das Águas Lindas, a escola municipal Jardim Nova Vida e Unidades de Educação Infantil Aurá, Verdejante e Bolonha realizaram uma grande manifestação cultural na Praça do Conjunto Verdejante com a comunidade, para, de forma lúdica, alertar sobre situações de violência.

Reflexão – Para a secretária municipal de educação, Márcia Bittencourt, que acompanhou a programação, este momento busca uma reflexão.

“Este é um movimento nacional e toda Belém está na rua para refletir sobre os dois anos que as crianças ficaram fora da escola”, disse a secretária, se referindo ao período da pandemia da covid-19, no qual sabe-se que houve um aumento no número de casos de violência contra a criança.

A rede municipal de ensino de Belém, por meio da Coordenação de Educação Infantil, há 15 anos atua com o projeto Ser Criança e Adolescente na Belém da Nossa Gente, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), com formações com docentes e também ações lúdicas com as crianças e adolescentes.

Ainda na rede municipal, a Coordenação Integrada de Educação e Saúde (Cines) orienta que, em caso de relato ou suspeita de qualquer tipo de violência, a escola preencha uma ficha no site do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, para ser entregue ao Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma (Devs), além de acionar os pais e o Conselho Tutelar.

A professora Givanize das Neves Barros, da Unidade Pedagógica Bolonha, sabe que o tema é delicado. “Primeiro a gente precisa conscientizar os pais, porque este assunto é tabu para eles. E depois com as crianças, que vão ser multiplicadoras de informação. Ensinamos a elas o disque 100. E aqui queremos dar mostra para a sociedade, que nós, escolas, estamos atentos ao comportamento das crianças e, a qualquer sinal, a gente fala com a coordenação para conversar com os pais e órgãos de defesa”.

Comunidade – O Dj Ari Pires Freitas, 32 anos, pai da Taila Amoras Freitas, 3 anos, e Thomas Amoras Freitas, 4 anos, estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim Nova Vida, reconhece que a ação é muito importante, porque na maioria das vezes os abusos ocorrem dentro de casa.

“Como nós, pais, temos que trabalhar nem todo tempo estamos com os filhos e é muito bom que desde cedo os nossos filhos saibam o que pode e o que não pode fazer e até como poder se defender”.

A confeiteira Silmara Monteiro, 36 anos, mãe do pequeno Saimon Israel Monteiro dos Santos, 4 anos, aluno da Unidade de Educação Infantil Aurá, adorou a programação, que contou com contação de história, apresentação musical, animação com o palhaço Claus e oficinas de desenho, pintura.

”A escola está de parabéns, porque é lá que, às vezes, se percebe que a criança está sendo vítima de abuso sexual. Pra mim, é muito importante esta ação, porque amplia a discussão pra fora da escola”.

Distritos – Nos distritos de Icoaraci, Oiteiro e Mosqueiro o dia foi também de manifestações de conscientização. Representantes do Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), assim como Juizado da Infância e Juventude, artistas e muitos estudantes marcaram presenças no ato.

“A Semec garantiu total apoio à nossa programação e nós estamos muito gratas pela presença das pessoas, dos alunos, famílias e da agente distrital de Mosqueiro, Vanessa Egla, que esteve aqui também aumentando nossa rede de proteção”, destacou a professora Eliana da Paixão, da escola do Rotary e agradeceu ao apoio da Agência Distrital de Mosqueiro.

Ações continuam – Neste mês, chamado Maio Laranja, a Prefeitura de Belém continuará com ações de formação intensificadas. E, depois, segue até o final do ano com o cronograma de atividades formativas.

Texto: Tábita Oliveira

Colaboração: