Escola Olga Benário recebe seis premiações na I Mostra de Inovação e Tecnologia em Educação

• Atualizado há 2 anos ago

A união de profissionais da Educação e comunidade escolar é fundamental para assegurar a qualidade do ensino e a aprendizagem: essa sempre foi uma diretriz da Prefeitura de Belém em relação ao ensino. A participação vencedora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olga Benário na 1ª Mostra de Inovação e Tecnologia em Educação (Mite) é uma prova de que união gera força. Por isso é compromisso da gestão fortalecer projetos que referenciam os avanços tecnológicos aliados à criatividade, promovendo uma educação inclusiva e conectada às demandas contemporâneas.

A escola Olga Benário conquistou seis premiações na mostra de tecnologia, realizada no último dia 16, pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e sob a coordenação do Núcleo de Informática Educativa (Nied). O objetivo foi valorizar e fomentar projetos de implantação e disseminação de práticas educacionais voltadas à aprendizagem ativa de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Equipes

O encontro contou com a participação de 30 equipes de estudantes das escolas municipais.

A escola Olga Benário levou 25 estudantes distribuídos em sete equipes. Eles apresentaram trabalhos nas categorias de carro elétrico, carro movido a balão de ar e trabalho sobre a linguagem de programação. A unidade de ensino também levou uma equipe da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).

A professora da Sala de Informática Educativa (SIE), Célia França, foi a organizadora das equipes. Desde do início do ano, ela percebeu que poderia expandir o conhecimento dos estudantes com apoio e adesão de professores de outras disciplinas para a preparação das equipes participantes do certame. 

Estudantes dominam o conteúdo

“Os nossos alunos sabem explicar cada projeto desenvolvido porque eles tiveram ajuda dos professores da escola. Aprenderam a fazer texto com professor de Português, a tirar medidas e traçar retas com o professor de Matemática, estudaram a evolução da tecnologia com o professor de História e, assim, eles tinham o domínio do que estavam apresentando”, relata a professora Célia.

O domínio do conteúdo pelos estudantes foi visível na apresentação do Paulo Henrique, 11 anos, sobre o desenvolvimento do projeto do carro elétrico, construído com papelão, fios elétricos, motor de aparelhos de DVD, pau de picolé, plástico, materiais recicláveis. E como funciona esse carro? Paulo explica detalhes. “O carro para se mover é preciso de uma bateria. Dentro dela tem energia química que passa pelos fios como a energia elétrica que liga o motor; isso gera a energia cinética para fazer andar o nosso carro reciclado, feito com materiais que as pessoas costumam jogar fora”, detalha o estudante.

Premiações

A Olga Benário foi a escola mais premiada da 1ª Mostra de Inovação e Tecnologia na Educação, ao conquistar o 1º e 2º lugar na categoria carro a motor elétrico; 1º e 3° lugar na categoria de carro movido a ar, e o 3º lugar na categoria Scratch (linguagem de programação). E para fechar com chave de ouro a participação da escola no evento, Célia França conquistou o prêmio “Professora Destaque”.

Após a MITE, a escola fez uma roda de conversa entre os participantes, traçando a meta de ampliar os trabalhos com robótica no uso de arduíno (plataforma de programação de código aberto) e Scratch (linguagem de programação) e criar uma equipe de futebol de robô já visando à próxima mostra tecnológica.

Texto:

Luis Miranda

Veja também

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.