Escola Liceu do Paracuri recebe programa nacional de educação musical “Brasil de Tuhu”

A partir de uma vivência sólida de educação musical entre os estudantes, o Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, localizado no bairro do Paracuri, em Icoaraci, recebeu nesta quinta-feira, 09, a visita do programa Brasil de Tuhu, que homenageia o maestro Heitor Villa Lobos. Os cerca de 150 estudantes do 7º ao 9º ano presentes no encontro puderam conhecer um pouco desta importante personalidade da música brasileira, que buscava valorizar a cultura popular e regional.

A produtora musical Carla Cabral apresentou o programa, informando que a visita propõe ampliar o conhecimento musical dos estudantes, por meio de um guia prático que contém um conjunto de cantigas populares, rearranjadas pelo maestro nos anos de 1930.

“É importante pra gente retornar com um projeto como esse, que faz diferente na vida de qualquer pessoa, ao entender um pouco mais de arte e da obra do maestro Heitor Villa Lobos”, afirmou Carla.

Concerto didático – Os estudantes puderam assistir um vídeo, que mostra uma das ações do programa, o Concerto Didático, em que a violinista Carla Rincón vai ensinando, de forma lúdica e divertida, noções básicas de rítmo, melodia e harmonia.

Ao final, a professora de arte, Tay Cid Costa, ganhou um guia didático com instrumentos, para servir de apoio aos professores, na prática de musicalização em sala de aula.

Atentos e participativos, os estudantes interagiram a cada orientação musical dada pela violinista Carla Rincón. “A diferença do som dos instrumentos chamou minha atenção. Dá pra perceber o rítmo de cada instrumento. Gostei do violino, que é bem diferente do que temos aqui na escola”, conta Fernanda Palheta Peres, de 14 anos, estudante do 9º ano.

Gustavo Torres de Azevedo, de 14 anos, estudante do 9º ano ficou encantado com o tipo de música. “A música é muito interessante, porque o violino sempre me chamou atenção”, disse Gustavo ansioso para ler o livro que ganhou e aprender mais.

Educação musical – O Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso já vem desenvolvendo a habilidade musical dos estudantes, assim como a expressão corporal, por meio da interdisciplinaridade. Recentemente, a escola recebeu flautas doces do Núcleo de Arte, Cultura e Educação (Nace).

“Essa apresentação do programa Brasil Tuhu enriquece, mais ainda, o trabalho desenvolvido na escola. É difícil a gente ter acesso a esse tipo de melodia. Também conhecemos outros instrumentos, como o violino. É algo que a escola vem desenvolvendo, o gosto pela música”, disse a diretora Viviane Paiva. Ela deseja que, com a descoberta de instrumento, os estudantes se interessem, quem sabe, em continuar os estudos em uma faculdade de música.

Nesta sexta-feira, 10, será a vez dos estudantes da Escola Municipal Pedro Demo, em Outeiro, conhecerem o programa Brasil Tuhu.

Texto: Tábita Oliveira