Para a Prefeitura de Belém, valorizar os servidores é essencial para garantir serviços públicos de qualidade. A qualificação, com a formação permanente dos profissionais, beneficia a todos.
O corpo docente da rede municipal é formado por especialistas, mestres e doutores que se dedicam à garantia do melhor processo pedagógico às crianças, jovens, adultos e idosos matriculados nas unidades escolares municipais. Política pública conduzida pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), garantindo a formação permanente e extensiva, inclusive, aos demais trabalhadores da educação, que também participam de cursos nas diversas áreas em que atuam.
“Em qualquer lugar do mundo, a educação é o principal instrumento de redução de desigualdades, e, portanto, de ação social”, destaca o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. “E a formação de professores é um processo essencial que termina na sala de aula, no ensino direto aos alunos”.
Educação democrática e transformadora
“Nós estamos em processo permanente de formação de educadores”, afirma o coordenador do Centro de Formação de Educadores Paulo Freire, professor Walter Braga. “O centro organiza ações de formação continuada da rede municipal de Educação, garantindo a participação coletiva para a construção de uma educação democrática e transformadora”.
O diretor Élisson Ferreira, da Escola Municipal de Educação do Campo (Emec) Milton Monte, na ilha do Combu, destaca a necessidade de buscar novas informações nos cursos formativos promovidos pela atual gestão. “São iniciativas imprescindíveis para mais e novos conhecimentos, melhorando o nosso desempenho no exercício da função”, frisa Élisson.
Com 22 anos na rede pública municipal de educação, a diretora Lecy Barbosa, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Monsenhor José Maria Azevedo, no distrito de Outeiro, é enfática: “Os cursos são tão importantes quanto necessários, porque promovem interação entre os gestores, a troca de experiências e conhecimentos, que auxiliam a gestão compartilhada e democrática. Eu não perco nenhum curso”.
Cursos
Desde o início de 2023, foram efetivados cursos para as diversas categorias da área da educação, que incluem jornadas pedagógicas; formação para professores, coordenadores e gestores que pretendem se candidatar às eleições democráticas das escolas; cursos para professores alfabetizadores do projeto “Alfabetiza Belém”; preparação de porteiros e agentes de portaria para orientar sobre o Protocolo de Segurança nas unidades educativas; e, em parceria com o Ministério Público do Pará (MPPA), houve formação para professores com o tema “A cultura da paz no contexto escolar”.
Esperançar
Também foi realizado um importante curso de aperfeiçoamento sobre a temática freireana: “Esperançar na formação docente: construindo escolas humanizadoras e transformadoras”, para promover uma educação socialmente referenciada. Este encontro contou com a participação de 500 profissionais entre professores, coordenadores e gestores de 21 escolas da rede municipal de ensino.
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) coordena o curso, em parceria com as universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA), Instituto Federal do Pará (IFPA); Universidade de Brasília (UnB); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Paraíba (UNEB) e outras.
“É um passo a mais no projeto de governo de tornar Belém uma cidade alfabetizada, leitora, educada, que vai superar o analfabetismo. Da Belém inclusiva, conectada, amazônica, que se enxerga no outro, em cada um de nós que somos atores de transformação”, ressalta a titular da Semec, Araceli Lemos.
Programas de qualificação
No final do ano passado, a Semec lançou duas iniciativas de valorização dos servidores: os programas “Qualifica Semec” e “Escola de Apoio à Gestão Escolar”.
O “Qualifica Semec” é um programa de formação e qualificação dos servidores efetivos não docentes da rede municipal de educação, por meio de cursos com carga horária de 60h, com investimento superior a R$ 1,2 milhão no primeiro ano do programa. Em agosto, serão abertas novas turmas da primeira etapa do “Qualifica” para quem não pôde se inscrever e para não concluintes.
As aulas da “Escola de Apoio à Gestão Escolar” têm o compromisso de cooperar com o fortalecimento de uma gestão escolar democrática, e são direcionadas a candidatos ao cargo de Direção de Escola, com carga horária de 32h.
Texto: