Confirmação de matrícula de estudantes com deficiência na rede municipal encerra nesta sexta-feira, 6

• Atualizado há 2 anos ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), encerra nesta sexta-feira, 6, a confirmação de matrícula dos estudantes com deficiência a partir da entrega presencial da documentação pelos responsáveis. 

A confirmação começou na segunda-feira, 2, em escolas polos dos oito distritos administrativos de Belém. Esta é a primeira fase da pré-matrícula da rede municipal de ensino para o ano letivo 2023.

Desde 2021, a Prefeitura de Belém prioriza o filtro na matrícula para o público da educação especial e inclusiva permitindo a enturmação dos estudantes de forma equalitária, ou seja, de acordo com as necessidades do educando. Esse momento é muito significativo para os pais de estudantes com deficiência.

A dona de casa Alana Cristina Gonçalves, 25, conta que teve que abandonar o trabalho para cuidar do filho Nathan Felipe Gonçalves Lourenço, 5, com indicativo de Transtorno do Espectro do Autismo e Hiperatividade. 

“Estou muito feliz. Ano passado eu tentei e não consegui. Agora tá muito mais fácil e consegui a vaga pra ele. Quando a gente chega no local e fala que a criança tem autismo, as pessoas já ficam olham meio de lado”, disse Alana, que ficou atenta à liberação do site e rapidamente fez a inscrição do filho.

A mãe do pequeno Nathan escolheu a Escola Municipal Amância Pantoja, localizada no bairro de Fátima. Ela já tem um irmão e uma filha matriculados na unidade educativa, que adoram a escola. Assim como fez no site da pré-matrícula, Alana foi logo entregar a documentação na escola Amância Pantoja e depois seguiu para a escola-polo Esnertina Rodrigues, localizada em São Brás, para o filho ser avaliado pelo Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes, vinculado à Semec.

“Eles me atenderam super bem e agora vim fazer a avaliação. Estou sendo bem tratada, porque logo quando desconfiei aos dois anos recorri em vários locais e foi muito difícil. Eu preciso de um acompanhamento para ele, porque se ele não estudar e não fizer o acompanhamento a tendência é ele ficar mais agressivo, como disse o médico”, relata Alana, entusiasmada com a matrícula garantida.

Atendimento especializado

A avaliação permite que o Crie oriente as escolas quanto às necessidades do aluno no atendimento na sala regular e na sala de atendimento especializado. O Crie conta com uma equipe multifuncional com pedagogos, especialistas em inclusão educacional, psicólogos, assistentes sociais e outros. Até o momento, a rede já possui na rematrícula 1.701 estudantes e agora, cerca de 500 novas pré-matrículas efetuadas pelo site.

No próximo dia 10, inicia a segunda fase da pré-matrícula no site para os estudantes sem deficiência e segue até o dia 20. A confirmação presencial com a entrega da documentação do educando também inicia no dia 11 e vai até o dia 20, nas escolas escolhidas pelo responsável.

Escolas polos para entrega de documentação de estudantes com deficiência:

Daent
EMEIF República de Portugal 
Rua Anchieta, 359 – Marambaia

Daben
EMEIF Gabriel Lage
Rua Quintino, 12 – Tapanã

Damos
EMEIF Anna Barreau Menineia
Rua Doutor José Mariano Cavaleiro de Macedo, Sn – Ariramba – Mosqueiro  

Dabel
EMEIF Ernestina Rodrigues
Passagem Alberto Engelhard, 266 – São Brás
EM Ruy Brito – 
Trav. Enéas Pinheiro 2871 – Marco

Dasac
EMEIF Inês Maroja
Av. Senador Lemos, 2995 – Sacramenta
EMEIF Palmira Gabriel 
Trav. Timbó, 681 – Pedreira

Daico
NAEES Quinta dia Paricas
Res. Quinta dos Paricas – Maracacuera – Icoaraci 
Liceu Escola
Trav dos Andradas, 886 Paracuri I – Icoaraci

Daout 
EMEIF Pedro Demo
Praça do Estacionamento da Praia do Amor, S/N Entre Atlântica e Rua, Tv. Ipanema – Outeiro

D´água 
EMEIF Rotary
Rua Lauro Malcher, 279 – Condor
EMEIF Padre Leandro Pinheiro
Rua Barão de Igarapé Miri, 619 – Guamá.

Texto:

Tábita Oliveira

Veja também