Belém inicia nova fase de retorno às aulas presenciais na rede municipal

• Atualizado há 3 anos ago

“Estou muito feliz de retornar pra escola e poder rever a minha professora. Faz tempo que  com saudade daqui, dos estudos, da hora do recreio”, diz o pequeno Miguel Luis Miranda de Souza, 10, estudante do 5º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Amância Pantoja, localizada no bairro de Fátima. Ele faz parte dos 50% dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) que retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira, 14.

Miguel ainda fez questão de destacar que já está imunizado contra a covid-19 e pronto para estudar. “Já tomei a primeira dose e mês que vem vou tomar a segunda. A gente tem que se proteger”. Hoje é também a vez das 1ª e 2ª totalidades da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) retornarem às salas de aula.

Após quase dois anos de pandemia da covid-19, a Escola Municipal Amância Pantoja, reinaugurada em janeiro deste ano, segue todos os cuidados de biossegurança disponibilizando tapete sanitizante, pias para lavar as mãos e dispenser com álcool em gel, além de aferir a temperatura de quem entra no prédio.

Para o primeiro dia de aulas presenciais, a direção da escola preparou uma acolhida especial para as famílias, com apresentação do corpo docente, dinâmicas de dança, poesia e interação.

Pela Secretaria Municipal de Educação ( Semec), a diretora de Educação,Jaqueline Rodrigues Pinto, esteve na unidade para acompanhar o retorno das aulas e reforçar a importância de voltar ao ambiente escolar.

“Temos consciência que estamos fechando dois anos de pandemia e muitas foram às lacunas na aprendizagem. Então precisamos que as escolas façam uma diagnose para verificar o que o aluno sabe do conteúdo disponibilizado no ensino não presencial e fazer planos pedagógicos de intervenção para minimamente suprir as lacunas que foram provocadas por esse afastamento do espaço escolar”.

Ela também ressaltou que não é preciso temer o retorno às aulas por causa da pandemia. “Hoje temos o monitoramento de casos suspeitos de covid-19 por meio do aplicativo Guardiões da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). A gente sabe da insegurança dos pais, mas é por isso que a vacina está aí para nos proteger. Essa é a hora de superarmos essa doença,nos vacinando”.

Após a acolhida os alunos foram encaminhados às salas para a primeira aula presencial. Muitos responsáveis deixaram os filhos na escola satisfeitos com o acolhimento e com esperança na retomada presencial.

“Acho o retorno das aulas e os cuidados que a escola vem tomando, muito importantes. Minha filha já vem de casa instruída para não compartilhar as coisas dela. Quando veio a pandemia e fechou tudo tivemos dificuldade de estudar em casa, por não tinha tempo de ajudar nas atividades. E agora com a escola revitalizada a criança toma mais gosto de estudar”, disse Sabrina Ferreira dos Santos Cardoso, 26, mãe da aluna Ágata Luiza Aleixo, 9, estudante do 4º ano.

A mãe da Evelin Silva, 10 anos, estudante do 5º ano, Luiane Silva, 27, também estava muito feliz. “Estou segura, porque as crianças estão sendo vacinadas. Então fico muito feliz de poder trazer eles de volta pra escola que é a segunda casa deles. É muito importante, porque em casa a gente não consegue ensinar tanto quanto a professora consegue ensinar dentro da sala de aula”, disse.

Calendário – A próxima etapa da volta às aulas será no dia 21 de fevereiro, quando retornam os outros 50% dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e das 1ª e 2ª totalidades da Ejai; e 50% dos estudantes da Educação Infantil. Por fim, no dia 3 de março, voltam os outros 50% dos estudantes da Educação Infantil.

O retorno é escalonado, ou seja, a cada semana um grupo assiste às aulas presenciais, enquanto o outro fica no ensino não presencial em casa, para evitar aglomeração. Após dois rodízios de cada etapa e dependendo do cenário da pandemia da covid-19 no município, a Semec retornará com 100% dos estudantes, de acordo com a realidade de cada região do município.

Texto:

Tábita Oliveira

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