Água move a 1a Feira de Ciências da Escola Municipal Walter Leite Caminha

No mês do meio ambiente, estudantes e professores da Escola Municipal Walter Leite Caminha, no bairro do Mangueirão, realizaram a 1a. Feira de Ciências com o tema ”Gotas de Consciência”.

O objetivo é conscientizar sobre o consumo consciente da água. Os alunos do 1° ao 5° ano apresentaram experiências práticas para a comunidade escolar.

Agentes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) participaram da feira, apresentando experiências de misturas heterogêneas e homogêneas em uma estação de tratamento de água.

A importância das matas ciliares, a proteção vegetal para o solo e a preservação da água e dos rios também foram debatidos.

Consumo consciente e preservação

A primeira feira de ciências promovida pela escola foi aberta aos pais e familiares. A diretora da escola, Regeane Lima, conta que o tema foi escolhido considerando a importância da água para a vida e a  necessidade do uso consciente para a manutenção de um meio ambiente saudável.

”Pensamos em falar da água, dos seus ciclos  e mitos, que falam justamente da vida. Ela é importantíssima para nosso planeta e estamos criando juntos a consciência em torno do uso consciente dela”, explicou a educadora.

Alunos e famílias envolvidos

”Eu achei legal, porque deu para explicar para outras pessoas qual a importância da água e as suas funções. Eu acho interessante a matéria de ciência, ela desperta a curiosidade e aqui na escola os professores sempre arrumam um modo de deixar tudo mais divertido e que vai despertar o interesse nos alunos”, contou Miguel Nascimento, de 11 anos, estudante do 4° ano.

A aluna Mariana Manoela Viegas Silva, de 9 anos, 4° ano, afirmou que a feira de ciências foi um despertar e que pretende ser engenheira ambiental.

”Eu fiquei entusiasmada com a minha apresentação. Eu gosto de ciências e de tudo que envolve. Aos poucos vou aprendendo. Tudo que foi repassado aqui é o que aprendemos dentro de sala com os professores. Eu quero cuidar da natureza, não gosto que joguem lixo na natureza, ela é preciosa para todos nós”, disse.

A dona de casa Ivanise Rodrigues, 35 anos, foi ver a filha Kettlem Rodrigues, de 10 anos, estudante do 5° ano, e afirmou que o tema escolhido foi muito interessante para levar informações e aprendizados aos alunos e pais.

”A água é o bem mais precioso que temos. Se todos tivessem o sistema de captação de água para o reaproveitamento em suas casas, até mesmo uma iniciativa do governo em ensinar de como fazer de modo fácil, seria muito interessante, principalmente para quem mora em lugares afastados e que tem pouco conhecimento”, afirmou.

Texto: Amanda Cunha