O servidor da secretaria municipal de educação (Semec), Mauro Henrique Galvão, de 26 anos, recebeu um sinal de alerta após passar pelo procedimento de verificação de índice de massa corpórea (IMC). Ele ficou sabendo que tem obesidade grau um. O diagnóstico foi revelado nesta quarta-feira, 23, durante a I Semana de Atenção à Saúde Cardiovascular.
Após o resultado, Mauro promete que vai melhorar a qualidade da alimentação e procurar fazer atividades físicas.
Parceria – I Semana de Atenção à Saúde Cardiovascular é uma iniciativa parceira do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast) e da Coordenação Integrada de Educação em Saúde (Cines), com o apoio do Departamento de Educação Física (Deef) da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Avaliações de saúde começaram nesta quarta – A programação segue até esta quinta-feira, 24. Nos dois dias, sempre de 8h às 14h, na sede da Secretaria, os servidores da Semec podem verificar pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxigênio e medir o índice de massa corpórea, além medir a glicemia.
A abertura do evento, que tem como objetivo garantir a qualidade de vida do servidor, foi feita pela secretária municipal de Educação, Márcia Bittencourt, que ressaltou que “uma das prioridades da Semec é a saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras”.
Bem-estar – A secretária enfatizou ainda que “todos precisam estar bem para continuar trabalhando por uma Belém alfabetizada, educada e inclusiva”. Márcia Bittencourt também incentivou os colaboradores a fazerem os exames e passarem por todos testes oferecidos.
Camila Malcher, coordenadora do Cines, destacou ainda a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) na realização do evento, que disponibilizou profissionais para ajudar nos exames e testes.
Leonardo Barbosa, 24 anos, trabalha no Departamento de Manutenção (Dema). Atleta nas horas vagas, ele destacou a importância de eventos como este.
“Muita gente acaba não tendo tempo de ir ao médico e ações de saúde no ambiente de trabalho ajudam na descoberta de doenças e consequentemente na saúde dos servidores”, agradeceu o servidor.