Novo sistema tecnológico revoluciona educação digital e inclusiva em Belém

• Atualizado há 2 anos ago

A partir de 2023, a Prefeitura de Belém vai contar a com o Sistema Municipal de Educação Tecnológica (Sismutec-Belém), para ampliação e modernização das ações de tecnologia e de inovação digital em atendimento às comunidades escolares da rede de ensino da capital paraense.

A proposta foi apresentada nesta terça-feira, 20, à titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Márcia Bittencourt; e à diretora de Educação da Semec, Jaqueline Rodrigues. A explanação do projeto ficou sob responsabilidade do professor formador Marcos Vinícius Lima, que integra a equipe do Núcleo de Informática Educativa (Nied) da Semec.

O novo sistema será estruturado e gerenciado pelo Nied, que, de acordo com o projeto, passa a se chamar Centro Educacional de Inovação Tecnológica e Computacional (Cetec), assegurando legitimidade às atribuições da área de informática da Semec, com ampliação e reforço nas ações pedagógicas e de formação.

Inovação

“É uma proposta inovadora à medida em que são reconhecidos os objetivos de aprendizagem a partir da nova matriz curricular: a Ciência da Computação e suas inovações tecnológicas, como área de conhecimento adotada na rede municipal da educação, promove a reestruturação e organização do fazer pedagógico para atender a educação infantil, o ensino fundamental e a educação de jovens, adultos e idosos”, explica o professor Marcos Vinícius.

Segundo ele, será instituído um conjunto de inovações, dentre as quais a especialização em ensino de tecnologia e inovações computacionais na educação básica para docentes; ações de modernização na criação das Unidades de Computação Educacional e Inovação Tecnológica (Unitecs); garantir estruturas propícias à implantação de salas Maker, robótica e de produção de áudio e vídeo; além de desenvolvimento de aplicativos pedagógicos e de comunicação digital para otimizar ganhos na gestão de dados educacionais.

Inclusiva e digital

“Essa reestruturação completa do Núcleo de Informática é uma iniciativa que vai contribuir enormemente para reforçar a educação inclusiva e digital em toda a rede de ensino de Belém”, enfatiza Geldes Castro, coordenador do Nied. “É preciso assegurar suporte para as múltiplas demandas impostas pelo ambiente digital e o fortalecimento das relações digitais e de inclusão”.

“Nós podemos fazer mais, muito mais para construir uma Belém conectada. Parabéns pela iniciativa fundamental para práticas educativas inclusivas e socialmente referenciadas, diretrizes que norteiam as nossas políticas públicas. Esse é o caminho”,  sublinha a secretária da Educação, Márcia Bittencourt.

“Ampliar a acessibilidade aos meios digitais contribui para elevar cada vez mais os indicadores da educação de Belém”, completa Jaqueline Dias.

A criação do Sismutec será efetivado em por meio de portaria da Semec e incluído na nova lei do Sistema Municipal de Educação.

Texto:

Silvia Sales

Veja também