Para celebrar o trabalho desenvolvido com os estudantes da educação especial e inclusiva da rede municipal de ensino de Belém, a equipe do Centro de Referência em Inclusão Educacional (Crie) Gabriel Lima Mendes se reuniu em confraternização com as famílias atendidas, comemorando os avanços no desenvolvimento dos alunos.
A coordenadora do Crie, Tatiana Maia, destacou que este ano foram feitas qualificações dos servidores e comunidade na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e em Braille; a difusão da Libras nas escolas; acessibilidade das pessoas cegas nas escolas; a chegada dos audiodescritores; a crianção do grupo de trabalho do Transtorno do Espectro Autista (TEA); além da criação da Câmara da Pluriversidade (conhecimento multidisciplinar, que torna o ensino mais heterogêneo) e a inclusão de direitos humanos no Conselho Municipal de Educação..
“Essa Câmara vai discutir pautas necessárias para a construção e efetivação das políticas públicas que garantam os direitos de todas as pessoas” afirma Tatiana.
Alegria e cultura e lazer
A programação contou com a apresentação dos Palhaços Surdos, do Encanto de Coral da escola Ida de Oliveira, Coral da Escola Ayrton Senna e da Escola Anna Barreau. Paralelamente, foram realizadas oficinas de cartão e enfeites de natal, pulseiras e espaço recreativos para as crianças se divertirem. Também foi um momento para trocas de experiências entre as escolas dos oito distritos administrativos de Belém.
Dedicação – Este momento é muito significativo para as famílias.”Hoje é bem mais fácil falar do diagnóstico do meu filho autista. Eu não tinha conhecimento do que era o Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas o Programa de Atendimento ao TEA me recebeu com muito amor e dedicação. A sensibilidade dos professores no atendimento é maravilhoso. Tive o privilégio de ouvir o meu filho falar e até cantar, graças aos cuidados que ele recebe. Foram muitos obstáculos superados” relatou emocionada, Alessandra Cunha dos Santos, 43 anos, mãe solo do pequeno Ângelo Davi Cunha Rodrigues, 8, aluno da Escola.
Avanços – A pedagoga Eliana Monteiro que atende no Proatea exalta a importância deste momento. “Nós conseguimos fazer um bom trabalho com eles e os pais agradecem o avanço no desenvolvimento da linguagem e do cognitivo. Este momento é especial porque é quando celebramos esses avanços”, afirma Eliana Monteiro.
Texto: