412 estudantes são certificados como multiplicadores do combate às drogas

• Atualizado há 2 anos ago

Para promover a cultura da paz, a Escola Municipal Terezinha Souza, do bairro do Castanheira, recebeu 412 crianças na formatura do curso “Multiplicadores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência-PROERD”. O curso é desenvolvido pela Polícia Militar do Pará sob a supervisão do 27º Batalhão – Cabanagem. A formatura foi nesta terça-feira, 20, na quadra da escola e envolveu, também, crianças e adolescentes de escolas estaduais do 5º e 7 º ano.

Resistir

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Eucation (DARE), que significa Educar para resistir ao abuso de drogas.

No Pará, o programa iniciou em 2003 nos municípios de Barcarena, Augusto Corrêa e Conceição do Araguaia.

Em Belém, o Proerd foi aplicado nas escolas EEEF Casa da Criança Santa Inês, EEEF Virginia Alves da Cunha, EEEF Profa. Marivalda Pantoja, EEEF Cabanagem, Escola Municipal Terezinha Souza.

A iniciativa é um importante instrumento do combate à violência na comunidade escolar e ao tráfico de drogas, pois reúne ações conjuntas: Polícia Militar – Escola – Família.


Redução da criminalidade

“No projeto, a gente ensina os alunos a reconhecerem as drogas e também a saber evitar, dizer não ao consumo da droga”, destacou Thiago Barbosa, comandante do 27º Batalhão da PM na abertura da cerimônia. “Então essa parceria da Polícia Militar com as famílias e as escolas proporciona que a gente tenha redução da criminalidade, que a corporação seja mais reconhecida, bem aceita pela comunidade. O Proerd é um programa que traz muitos frutos, de prevenção primária”, diz Thiago.

Redação

A estudante municipal Sophia Ferreira Paixão, 12 anos, presente à cerimônia, foi uma das crianças que se destacaram no concurso de redação de conclusão do curso, em que contam a sua experiência no programa.

“Achei incrível o projeto. Adorei fazer as aulas e aprendi muito. Tô muito orgulhosa. Minha mãe sempre me incentivou a participar. Ela fala que é para eu ter um futuro melhor. Foi uma experiência maravilhosa”, disse Sophia, que também se destacou pela assiduidade, boas notas e atividades escolares.

“É um orgulho ter uma escola do município participando do Proerd e aprendendo a dizer não às drogas. Fico muito feliz pelos estudantes municipais que estão se formando no programa”, afirmou Márcia Bittencourt, secretária municipal de Educação.

Texto:

Tábita Oliveira

Veja também